Ensaio Fotográfico Autoral com Mobile: Retratando o nordeste gaúcho

O produto, um ensaio fotográfico autoral, tem como principal objetivo desencadear novas possibilidades e aplicações nas utilizações das fotografias mobile, contribuindo para a disseminação de novos olhares fotográficos, assim como o estudo das gradações geradas pela luz natural e desenvolvimento de projetos fotográficos autorais. A utilização de aparelho mobile para desenvolver o produto surgiu de uma palestra do fotógrafo Toni Pires, com ele ressaltando as facilitações na utilização do mobile, por ser algo portátil, fazendo assim com que se tenham mais oportunidades fotográficas, como a captura de imagens em momentos inesperados.

Dentre os objetivos deste projeto, está a finalidade de relatar imageticamente com fotografia de tablet as percepções da autora acerca do nordeste gaúcho. No objetivo de pesquisa projetos autorais, utilizou-se como referência visual com smartphone utilizou-se fotografias de Tony Pires, onde aplicou-se a luz em diferentes perspectivas e pontos da imagem, criando luz de recortes e intensificando contraste. Este estudo foi feito desde o começo deste projeto e intensificado depois deste questionário qualitativo realizado com ele em 2014, aprendendo a utilizar a luz não apenas para alterar as cores registradas, mas também criar luz de recorte e efeitos de transparência, fazendo assim com que as fotografias necessitassem apenas de tratamento básico para correção de parâmetros pré-definidos.

 

 

Os fotógrafos William Eggleston, Stephen Shore e Joel Sternfeld inspiraram conceitualmente este projeto com suas lições para fotógrafos urbanos, com aspectos como cultivar sua visão, criação de um diário visual e aumentar o interpretativo em suas fotos, ver o mundo em cores e melhorar um pouco cada dia. De forma mais visual, as influências foram as cores e perspectivas utilizadas por Eggleston e perspectivas e iluminações contrastantes criadas por Sternfeld, gerando cores muito interessantes.

Para realizar experimentações sobre efeitos da luz nas oscilações de cor, o referencial foi o movimento impressionista, especialmente Monet, exerceu grande importância metodológica nos estudos deste projeto no que diz respeito a demonstrar sensações através da cor e da luz, assim como Monet e sua metodologia de estudos da luz solar, cores desejadas para o presente projeto que visa o registro de viagem se utilizando da fotografia mobile.Desenvolvendo-se um site com design responsive para ser a plataforma de apresentação do produto, o trabalho conta com um ensaio fotográfico autoral feito com tablet Samsung Galaxy S composto por 22 imagens de 8 megapixels com registros das cidades de Nova Petrópolis e Caxias do Sul e aplicadas em página do site IncludeArt.com.br.

Com estes aspectos, foram realizadas fotografias na viagem da autora ao Rio Grande do Sul no final de 2014, alternando destaques de urbano e natureza e intercalando intensidades de cores e contrastes gerados por efeitos de luz e sombra, focando em preenchimento ou recorte, juntamente com perspectiva para ressaltar a amplitude de espaço nas paisagens gaúchas.

 

Ohanna Schmitt Bolfe - IncludeArt

Advertisements